Artigo - EQUILÍBRIO EMOCIONAL, MEDITAÇÃO, MOTIVAÇÃO,

Você não é as suas reações – Parte 2

Como Shantideva diz no Caminho do Bodhisattva, quando alguém vai para a guerra, eles estudam seu oponente. É assim que temos que estudar nossas emoções perturbadoras. Esses “venenos” são, de certa forma, nada além de nossas próprias reações.

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Quando você pode observa-las de um ponto de vista maduro – com uma consciência desenvolvida como a que estamos discutindo – então quanto mais você descobre, mais você relaxa. Quanto mais informações você tiver, mais força você sentirá por dentro.

À medida que desenvolvemos a capacidade de trabalhar com a mente de forma madura, podemos descobrir como abandonar a necessidade de reagir, bem como a necessidade de suprimir nossas emoções através de um senso de autojulgamento. Podemos simplesmente aprender a observar nossas reações emocionais a partir de uma perspectiva imparcial, que alcançará um equilíbrio entre essas duas tendências. Então, não estamos mais presos a uma visão puritana de nós mesmos e também podemos reconhecer a profundidade e a complexidade dessas emoções. Elas não são preto e branco; elas não são tão “sólidos” quanto pensamos.

Separadamente das próprias emoções, podemos também falar das sensações que elas causam. As sensações que acompanham as emoções reativas podem ser agradáveis ou desagradáveis. O que chamamos de “agradável” é simplesmente algo que ansiamos. O que não estamos acostumados, ou o que parece desagradável, nós respondemos como negativos.

Aqui, novamente, se você não reagir dessa maneira habitual a gostos e desgostos, mas observar e estudar essas reações, poderá descobrir que as intensas sensações de depressão, medo ou insegurança contêm uma sensação de potencial de despertar. Entrar em contato com essa sensação de despertar encontrada nas sensações é muito melhor do que simplesmente sentir-se entorpecido ou sonolento. Também é muito melhor manter contato com esse potencial de despertar do que ficar tão empolgado que você perde sua posição.
Portanto, a instrução aqui não é entrar nessas reações conceituais. Com isso quero dizer para não reagir conceitualmente às sensações que surgem pensando: “Oh, esses sentimentos não são bons”, e depois tentar se livrar deles imediatamente; ou dizer a si mesmo: “Isso não é agradável” e tentar fugir delas.

Quando você permite um pouco de espaço para suas sensações – apenas estando presente – então, na maioria das vezes, você será capaz de descobrir tanto sobre a sensação e todo o processo de sua resposta a ela. Afinal, a sensação em si é uma reação. Por outro lado, se nós sempre cedermos a qualquer reação imediata, seja a emoção reativa, ou a sensação, ou a reação contra a sensação, etc., então estamos apenas criando uma cadeia de reações conectadas e criando consequências adicionais.

Existem dois tipos de sensações, sensações físicas e sensações emocionais. Sensações emocionais parecem ser as mais difíceis para as pessoas trabalharem. Uma sensação física é muito mais grosseira e definível, de modo que eles são geralmente mais fáceis de se trabalhar. As pessoas sabem como ter dor de cabeça até obterem aspirina, por exemplo. Parece que a maioria das pessoas tem força interior suficiente para fazer isso.

Mas é diferente emocionalmente. Como há muita nebulosidade ou confusão associadas, geralmente não há tolerância para os aspectos emocionais. Se você puder fornecer ou criar espaço suficiente em torno dessa reatividade emocional, acho que você descobrirá bastante. Talvez você veja que é insegura. Uma vez que você consiga dar algum espaço para isso, sem tentar se livrar dela imediatamente ou tentando manter seus sentimentos seguros através de outros meios, você pode reconhecer suas tendências passadas, como você reagiu quando se sentiu inseguro e como você afetou sua auto-estima.

Quando você se livra do agarramento, dos apegos, da rejeição, enquanto ainda mantém as sensações de se sentir inseguro, então a sensação pode de repente se tornar muito energética. Você começa a sentir uma incrível sensação de energia por dentro. Mesmo que você tenha começado a sentir-se horrível, é quase como se você começasse a se sentir como uma montanha ou um guerreiro – alguém ligado ao céu e à terra sem se perder. A terra está solidamente lá, o céu está acima de você e você está no meio, presente e em pé.

Muita confiança vem disso, assim como uma compreensão de como ser muito autêntico. Sempre que sinceramente trabalhamos com nossa mente dessa maneira, nos tornamos muito autênticos.

Leia a Parte 3 deste artigo aqui.

Artigo originalmente publicado em Mangala Shri Bhuti e traduzido por Daniele Vargas

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Escrito por
Dzigar Kongtrul Rinpoche

É mestre da tradição Nyingma do Budismo Tibetano, é escritor, pintor “abstrato” e tem dezenas de livros publicados dentre eles Felicidade Incomum – O Caminho do Guerreiro Compassivo” (Ed. Makara).

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