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Porque estar ocupado é uma doença moderna

Nós precisamos praticar não fazer nada com mais frequencia.

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  • Estar constantemente estar ocupado é neurologicamente desgastante e emocionalmente desgastante.
  • Em seu novo livro, Jon Kabat-Zinn escreve que você está fazendo um desserviço aos outros, sempre sendo ocupado.
  • Manter-se ocupado é muitas vezes uma desculpa para o desconforto de estar sozinho com seus próprios pensamentos.

De todos os livros do século passado que podemos voltar em busca de orientação, A Sabedoria da Insegurança: Uma Mensagem para uma Era de Ansiedade, de Alan Watts, é particularmente adequada para essa tarefa. Publicado em 1951, Watts sabia que, após a Segunda Guerra Mundial, a América estava se expandindo em velocidades sociais e tecnológicas insustentáveis. Mais pessoas estavam trabalhando mais horas, enquanto oferecendo mais desculpas do porquê elas nunca estavam realmente presentes – a palavra “mais” sendo o constante catalisador de desatenção e estresse. Ele escreve:

Muitas pessoas ricas entendem muito mais sobre como fazer e economizar dinheiro do que sobre como usá-lo e aproveitá-lo. Eles não conseguem viver porque estão sempre se preparando para viver. Em vez de ganhar a vida, eles estão ganhando um ganho e, assim, quando chega a hora de relaxar, eles são incapazes de fazê-lo.

O quão pouco mudou em 70 anos.

Jon Kabat-Zinn passou a maior parte de sua carreira tentando deter a doença da ocupação. Enquanto estudante do MIT nos anos 60, ele descobriu a meditação através do trabalho de Philip Kapleau, que, como Watts, reconheceu os perigos da velocidade crescente em que a sociedade se movia. No final dos anos setenta, a Kabat-Zinn lançou um curso de oito semanas em Redução do Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, que se tornou a base de sua carreira.

Com mais de meio século de meditação e mindfulness por trás dele, até mesmo Kabat-Zinn se vê precisando se ocupar, como mostra um trecho de seu último livro, The Healing Power of Mindfulness:

Eu não estou me mantendo ocupado. Se há alguma coisa, é que eu estou tentando me manter desonesto e achando que isso é um trabalho de tempo integral.

Essa é a coisa sobre mindfulness: é sempre uma prática. Embora Watts não pudesse prever as capacidades de atenção de uma nação destruída por computadores do tamanho de uma palma que carregamos conosco em todos os lugares, ele reconheceu os efeitos deletérios da indústria. Escreveu muitas vezes sobre o ritual do chá japonês, que é uma maneira de ligar a mente ao momento, de zerar a consciência em um objeto de fixação. Kabat-Zinn, tendo começado sua formação em zen, também teria entendido isso ao longo dos anos 60 indisciplinados.

E, no entanto, aqui está ele, 50 anos depois, reconhecendo que a consciência individual é impotente contra a força implacável da cultura. Ele se vê explicando sua ocupação para alguém ao telefone, só depois de perceber que era apenas um estratagema, um meio de justificar a ociosidade em potencial – uma maldição nas maquinações incessantes do capitalismo. Em um momento de lucidez, no entanto, Kabat-Zinn reconhece que todo ganho vem com prejuízo.

Dizer sim a mais coisas do que podemos realmente conseguir estar presentes com integridade e facilidade de ser é, na verdade, dizer não a todas essas coisas e pessoas e lugares aos quais já dissemos sim.

Estou escrevendo isso logo depois de retornar da aula de yoga da tarde de domingo que dou na Equinox Marina Del Rey. Esta semana a sequência foi “old school”, para mim, a maneira como comecei meu treinamento há vinte anos em Nova York. Baseado no sistema Hatha-Vinyasa, o estilo que estudei foi retirado do Asthanga Yoga, que foi inventado por Pattabhi Jois há cerca de um século para acalmar a incansável reviravolta das mentes de garotos pré-adolescentes. É uma prática física rigorosa que, idealmente, prepara você para entrar em um estado de profunda reflexão e meditação quando estiver fisicamente exausto.

Após 40 minutos de fluxo contínuo, nós entramos em uma longa sequência de alongamento do quadril no chão, cada lado durando aproximadamente dez minutos. Durante todo o tempo, observei os ombros tensos, as pontas dos dedos se tocando e os olhos varrendo a sala. A atenção nunca é conquistada com facilidade, especialmente na Era da Distração. No entanto, nem todos: alguns encontraram uma pausa tranquila na agitação da mente. Depois da prática, uma mulher que nunca tinha ido à aula se aproximou de mim para dizer que, pela primeira vez em semanas, sua mente desacelerou e ela se sentiu à vontade. A yoga funcionou.

Há uma série de práticas que podemos usar para atrair nossa atenção para a consciência – para deixar de estar tão ocupado durante todo o tempo. Esta não é uma lista exaustiva ou mesmo autoritária. Estas são simplesmente algumas das maneiras pelas quais eu me lembro de que nem todo momento precisa ser preenchido com algo para fazer. Enquanto a yoga é o meu habitual, há muito mais.

Leio romances. Não há antídoto melhor que a literatura. Boas histórias levam você a lugares inimagináveis. Atualmente é o Killing Commendatore de Haruki Murakmi.
Flutuo em uma câmara de privação sensorial por 60 a 90 minutos.
Deito-me no chão ouvindo música. Eu recomendo pelo menos uma hora. Aqui está minha playlist atual.
Ando pelo meu bairro. Embora Los Angeles não seja uma grande cidade ambulante, há muitas fendas para descobrir. Às vezes isso requer dirigir para um novo bairro.
Brinco com meus gatos. Depois de dez horas no meu computador, perco a noção de quem eu sou. Embora eu more em um apartamento considerável, nossos três gatos passam seus dias dormindo em vários ângulos no futon atrás de mim. Eles me lembram que muito pode ser feito sem muito esforço.
Deve-se notar que nenhuma dessas atividades envolve um celular na mão ou em qualquer lugar à vista.

No final, é a relação entre o nosso sistema nervoso e o meio ambiente que mais importa. Há muito que não podemos controlar, mas o que podemos é como nos movemos através deste mundo. Sempre sendo apressado, atormentado, distraído, ansioso, não presente – a ocupação está nos matando. Assim como o abuso de opióides ou o envio de mensagens de texto e direção, ela deve ser considerada uma crise de saúde pública.

O tédio reformulado pode ser libertador. Você só tem que desacelerar o tempo suficiente para reconhecer isso, e então, talvez o mais importante, praticar não fazer nada.

Artigo originalmente publicado em Big Think e traduzido por Daniele Vargas.

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