Artigo - MEDITAÇÃO, QUOTIDIANO,

Os Lakers Meditam?

Soren Gordhamer entrevista o psicólogo esportivo e professor de meditação George Mumford sobre meditação, basquete, atletas profissionais e responsabilidade.

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Por cinco anos, George Mumford trabalhou com o time de basquete da NBA Chicago Bulls, durante os anos de Michael Jordan. Ele também esteve envolvido com o Los Angeles Lakers. Atualmente, ele é psicólogo esportivo e professor de meditação para muitos atletas e equipes esportivas.

Soren Gordhamer: Quando você ensina mindfulness ao Chicago Bulls ou ao Los Angeles Lakers, o que você acha que está oferecendo?

George Mumford: A oportunidade de estar no momento. Nos esportes, o que chama a atenção das pessoas é a ideia de estar na área ou de jogar na área. Quando eles estão jogando o seu melhor, eles não podem errar, e não importa o que aconteça, eles são sempre um passo mais rápido, um passo à frente. Isso acontece quando estamos no momento, quando estamos conscientes do que está acontecendo. Há uma falta de autoconsciência, há uma concentração relaxada, e há essa sensação de falta de esforço, de estar no fluxo. Temos essa experiência em outras partes da nossa vida, mas a igualamos aos esportes porque existem regras e diretrizes, e é uma situação em que você obtém feedback imediato. Quando estamos no momento e absorvidos com a atividade, nós fazemos o nosso melhor. Isso acontece de vez em quando, mas acontece com mais frequência se aprendermos a ser mais conscientes. Por consciente, quero dizer estar consciente, estar envolvido com o momento presente. Mindfulness é útil porque é através disso que podemos ver o que está acontecendo. Significa saber o que precisa acontecer e fazer isso.

SG: Você encoraja os jogadores com quem você trabalha a praticar meditação?

GM: Ah, você não pode fazer isso sem a prática da meditação. Não se trata apenas de ser bom nos esportes, isso é treinamento de guerreiro. Você não pode se concentrar apenas em um jogo de basquete; é um trabalho em tempo integral. Os guerreiros sabem disso há muito tempo. Quando você entra em combate, não pode ter medo. Você tem que ser capaz de lidar com suas emoções e ser claro sobre o que você está tentando fazer e como você vai fazer isso. Muitas pessoas saem e jogam basquete e não pensam muito sobre isso. Tudo bem, mas quando você entra no basquete organizado e em outros esportes coletivos, precisa saber o que seus colegas de equipe estão fazendo. Mindfulness ensina como desenvolver certas habilidades e possibilidades. Quando se trata de esportes, você precisa saber o que está fazendo e seu impacto. Assim, você pode olhar para um jogo de basquete simplesmente indo até lá e jogando, ou pode encarar isso como uma compreensão da ciência do basquete, entendendo como ser o time de basquete mais eficaz. Em um nível, você tem que trazer suas habilidades pessoais, mas por outro lado, você tem que misturar suas habilidades com as habilidades de seus colegas de equipe.

Por exemplo, se você estiver em um jogo e arremessar em um lance livre, você deve prestar atenção. Se for curto, você precisa arremessar mais longe na próxima vez. Se ele for direto e atingir o aro da frente, você precisará obter mais de um arco o arremesso. Agora, o que te informa para fazer isso? Muitas dessas coisas fazemos automaticamente, mas há um processo para isso. Você entra e diz: “Eu vou fazer esse arremesso”? Não, idealmente, você praticou tanto que tudo o que você tem que fazer é ir até a linha sem pensar e arremessar.

SG: Sem autoconsciência?

GM: Sim, sem autoconsciência. Às vezes você pode fazer isso, às vezes você não consegue. Se a pessoa o cometer uma falta muito grave em você ou se o árbitro errar outras três faltas ou se você tiver um arremesso bloqueado ou se sua namorada ou namorado estiver na arquibancada, pode ser mais difícil. Mas o resumo é que quando você vai para a linha, você não pode ter distrações. Uma das principais habilidades para jogar bem é concentração ou foco.

SG: Alguns dos jogadores te dão muito trabalho quando você entra e os coloca para meditar?

GM: Não, eles não me dão trabalho porque eu venho com um currículo impressionante. Eu trabalhei com MJ (Michael Jordan), os Bulls e Phil Jackson. Eu venho e sou apoiado pela estrutura de poder. Eu primeiro os levo para a mesa. Eu tento deixá-los interessados. Eu tenho cerca de dez segundos para chamar sua atenção. Uma vez que recebo a atenção, conto-lhes os benefícios. Quando falo em estar na área, eles entendem isso. Depois disso, peço que experimentem. Eu digo a eles que se eles tentarem entrar na área, eles não podem. Mas se eles prestarem atenção, a área acontecerá como um subproduto. Existem outros elementos envolvidos, mas essa é a parte principal. É sobre a capacidade de estar relaxado e alerta.

SG: Você tem atletas que fazem meditação antes de um jogo?

GM: Eu os encorajo a fazer meditação o tempo todo. Isso pode incluir antes de um jogo, mas não está limitado a isso.

SG: Quanto tempo de meditação você faz?

GM: Depende da equipe. Eu acho o equilíbrio certo para o grupo. A quantidade de tempo não é tão importante quanto a qualidade.

SG: E a resposta?

GM: Alguns estão afim disso, outros não estão. Mas mesmo que eles não gostem, eles serão beneficiados. Então a verdadeira questão é: eles são ensináveis? Eu tenho resistência de algumas pessoas, mas nunca recebi nenhuma resistência dos Bulls. Quando você é um time, você faz o que é bom para o time.

SG: Nós temos jovens que frequentemente relacionam a prática da meditação da atenção plena às experiências com drogas, que a sensação de estar relaxado e em paz é semelhante àquela que eles buscam nas drogas.

GM: Você não precisa me explicar. Eu fui viciado em heroína por um longo tempo, então eu sei. É um tipo similar de pico, mas diferente. Quando você medita pela primeira vez, pode se sentir bem, mas provavelmente não vai lhe dar a mesma experiência que certas drogas. Quando você toma drogas, as drogas têm um impacto sobre seus receptores e suas endorfinas. Eles estão ajudando você a experimentar algo que você já tem. Eles inflamam e sensibilizam você para sentir suas próprias endorfinas. É interno. Então a questão é, como desenvolver isso para que você tenha outras maneiras de acessá-lo? É quando você tem a experiência de estar na área.

No entanto, algumas pessoas tentam obter um certo pico como um meio de fugir de seu estado emocional atual. A atenção plena ensina que é abrindo a sua experiência que você se liberta dela. Não funciona tentar fugir de uma experiência particular. É sobre dar abertura ao invés de se afastar.

SG: Para um jovem que está em uma situação em que eles causaram muitos danos tanto para si quanto para os outros, e eles estão querendo mudar de um guerreiro mais violento para um guerreiro espiritual, o que você acha que pode ajudar a conseguir isso? ?

GM: Ah, muito simples. Você tem que entender que suas ações têm consequências. É importante notar sua intenção. Às vezes, não sabemos que pretendemos magoar as pessoas até depois que o fazemos. Se você perceber que feriu pessoas, isso é uma tarefa espiritual. Todas as tradições espirituais falam sobre isso. Você tem que assumir responsabilidade pessoal, e não dizer que as drogas me fizeram fazer isso ou meu amigo me obrigou a fazer isso. Então você tem que fazer as pazes. Mas o principal é aprender com seus erros e não fazê-lo novamente.

Você pode dizer que meu amigo me fez fazer isso ou a pessoa me irritou, mas você fez a escolha de agir de uma certa maneira. Você pode fazer outra escolha. Você pode ir embora da próxima vez. Mas você pensa: “Eu serei um idiota se for embora”. Bem, essa é uma ideia que você tem. Você faz o ato para que você não seja pensado como um idiota, mas então você é um prisioneiro. Você prefere ser um idiota ou um prisioneiro? É preciso mais coragem para ir embora do que ficar e se envolver. Se você atirar em alguém, essa pessoa tem parentes, eles têm manos. Ações sempre têm conseqüências.

Você tem que se concentrar em si mesmo. É muito mais difícil conquistar a si mesmo do que conquistar os outros. Essa é a coisa mais difícil que temos que fazer, mas é também a mais benéfica. E tudo acontece no momento presente. Este momento é tudo o que temos. É somente no momento presente que podemos fazer mudanças. E você não está apenas fazendo essas mudanças por si mesmo; você está fazendo isso para todos. Todos serão beneficiados.

Artigo originalmente publicado em Mindful e traduzido por Daniele Vargas.

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