Artigo - Compaixão, EQUILÍBRIO EMOCIONAL, MEDITAÇÃO, RESPIRAÇÃO,

Mindfulness em Família: Meditando com as Crianças

O Programa de Minfulness em Família, lançado no app Lojong, é direcionado para famílias com crianças entre 3 e 10 anos e deve ser feito, como o próprio nome diz, em família. Sugerimos que o Mindfulness em Família seja mais uma oportunidade para que mães e pais possam passar um tempo de qualidade com seus filhos e além disso, ensinarem seus filhos a se conectarem e estarem presentes em tudo que fizerem. 

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Esse artigo é direcionado a mães, pais ou a qualquer pessoa que lide com crianças e quer muito dar início a essa prática em casa e em família. O primeiro passo para se começar a meditar em família é: comece a meditar. Para que as crianças aprendam, é necessário que você, adulto aprenda, para ensinar. Sugerimos que você tenha o seu momento individual, antes de dar início à prática em família, mas se você ainda não começou a sua prática e quer muito dar início à prática em família, tente manter a sua prática paralelamente, no seu ritmo. Lembramos que isso não é uma exigência, é uma sugestão. 

O Programa de Minfulness em Família, lançado no app Lojong, é direcionado para famílias com crianças entre 3 e 10 anos e deve ser feito, como o próprio nome diz, em família. Sugerimos que o Mindfulness em Família seja mais uma oportunidade para que mães e pais possam passar um tempo de qualidade com seus filhos e além disso, ensinarem seus filhos a se conectarem e estarem presentes em tudo que fizerem. 

Se a criança nunca meditou, o programa é um excelente começo. Ele pode ser para famílias que já praticam ou nunca praticaram. O Programa é constituído de 16 meditações guiadas e 2 animações. Antes de começar as meditações guiadas, sugerimos que você assista às animações (Posições para meditar e sobre a respiração) com as crianças, para que elas entendam como respirar e como se sentar ou deitar para meditar. As animações são feitas através de uma personagem: a Bia. Ela é uma menina de 6 anos de idade que adora meditar. Essa personagem foi criada para que as crianças possam se inspirar nela, para começarem a meditar. Por enquanto há apenas 2 animações, mas outras serão feitas para que aos poucos as crianças possam conhecer um pouquinho mais sobre a Bia e como é a vida dela com a meditação. 

Você deve estar se perguntando, como eu devo usar as 16 meditações guiadas? Na verdade, não há regras rígidas quando se trata de introduzir meditação na vida de uma criança. Temos que respeitar o ritmo e vontade dela, sem imposições. Mas como você deve começar? Nossas sugestões são as seguintes:

1. Sobre o horário para meditar: convide sua família para meditar, em um horário que poderá ser mantido todos os dias. Esse horário vai depender da dinâmica de cada família. Há famílias que preferem meditar juntas pela manhã, outras antes de dormir. Tanto faz. Crie o seu momento diário com a sua família. Se num determinado dia, a criança não quiser participar, tudo bem, mas lembre-se de que você, adulto é o exemplo. Respeite a criança, mas não deixe de fazer a prática. Isso pode acontecer. É importante que a criança, não ache que a meditação é mais uma atividade do dia. A meditação tem que ser leve e deve chegar de mansinho. 

2. Sobre as posições: no áudio de explicação de cada meditação, sugerimos à criança as seguintes posições: posição da árvore sentada ou em pé e posição do dorminhoco. Se a criança não quiser ficar na posição sugerida, mais uma vez respeite e você, adulto mantenha-se na posição pedida. Desta forma, você estará sendo o exemplo e futuramente a criança internalizará a importância de se sentar, ficar em pé ou deitado de acordo com o tipo de meditação.

3. Sobre a respiração: quando ensinamos meditação para adultos, ensinamos que a respiração deve ser abdominal, profunda e lenta. Para muitas pessoas, essa respiração pode ser difícil. Algumas não aprendem imediatamente. Na verdade, esse tipo de respiração, é aprendido aos poucos. Para as crianças, essa respiração deve ser ensinada de forma lúdica. Sugerimos que você explique para a criança, que quando o ar entra no nosso corpo, nossa barriga cresce como um balão e quando ele sai, nossa barriga fica “murchinha” como um balão vazio. Use sua criatividade e crie outras maneiras de explicar como respirar. Mais importante do que fazer a respiração corretamente, é mostrar para a criança, que ela SEMPRE pode parar e respirar. Esse é um recurso que pode ser usado por qualquer pessoa, antes de reagir a qualquer coisa. É importante, ensinar para a criança que estar atento à respiração, independente de como ela respira, é o que importa. É isso que ajuda tanto adultos quanto crianças a estarem presentes.

4. Como usar os áudios do Programa Meditação em Família: sugerimos que o programa seja feito em 8 semanas. Você sabia que depois de 8 semanas de meditações diárias, o cérebro adulto pode mudar sua plasticidade para melhor? Sim, pode. Já existem estudos que mostram que se meditarmos por pelo menos 8 minutos diários, os benefícios são muitos. 

O programa esta intercalado com duas práticas distintas por semana, diariamente. Por exemplo, na primeira semana temos as meditações 1 e 2 e intercalamos as meditações ao longo dessa semana. Na segunda semana, ouça as meditações 3 e 4, e assim por diante. Mas você pode ouvir as meditações que mais agradam a família e usa-las de acordo com as demandas da família, pelo período de 8 semanas.  

Quando damos início a essa tarefa de criar uma cultura de meditação em família, para algumas pessoas, pode ser difícil, mas seja persistente, resiliente e doce com sua família. Ao longo de 8 semanas, você estará dando a você mesmo e às crianças da sua família, a chance de aprenderem a meditar e estarem mais centrados e presentes, algo que tem se tornado cada vez mais raro num mundo onde muitas relações acontecem através de telas, as demandas são inúmeras e “pra ontem”, e respirar tem se tornado algo que até nos esquecemos de fazer. Esperamos que você e sua família tenham excelentes momentos, meditando juntos.

O programa Mindfulness em Família guiado pela Mindful Academy já esta disponível no app!

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Escrito por
Andréa e Hélade Cappai  Mindful Academy 

Instrutoras de mindfulness para alunos e professores com experiência por + de 25 anos como educadoras. Já estudaram com Jon e Will Kabat-Zinn.

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