Artigo - ATENÇÃO, Compaixão, EQUILÍBRIO EMOCIONAL, MOTIVAÇÃO, QUOTIDIANO, SOCIEDADE,

O sofrimento da ocupação

Quando a vida começa a se mover velozmente, Charlotte Rotterdam pergunta a si mesma: “Eu posso simplesmente parar?”

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Eu cresci com a ideia de que os ricos e poderosos descansavam em uma praia durante o dia inteiro, sem nenhuma preocupação do mundo. Agora, eu sinto como se todos demonstraram seu status social exibindo quantos compromissos e responsabilidades eles possuem. Um estudo recente descobriu que a ocupação rivaliza com a riqueza como um símbolo de status na América. Eu certamente me encontrei lamentando-me com amigos sobre longas listas de tarefas, incontáveis deveres de trabalho e uma caixa de  entrada de e-mail transbordante. “Como você está?”, Eles perguntam, e eu respondo: “ocupada, ocupada, ocupada”. É uma resposta fácil e quase sempre precisa.

Dzogchen Ponlop Rinpoche escreve que o sofrimento particular dos seres humanos é caracterizado como “ocupação”. Nós, seres humanos, somos adeptos a nos envolver em uma rede de distração, sair do nosso caminho para preencher nosso tempo livre com mais ações. Estamos lutando para preencher espaço.

Chögyam Trungpa Rinpoche descreveu uma das principais ansiedades humanas como um “medo do espaço”. A atividade nos dá um ponto de referência – algo a ser feito, em algum lugar. Nos ficamos desconfortáveis nos slots vazios em nossos horários. Sozinho em uma mesa de restaurante, verificamos o Facebook, escrevemos um texto ou lemos um artigo. A linha entre atividade e distração torna-se imprecisa. Quando leio as notícias, estou me educando sobre o mundo ou me distraindo da pergunta iminente: “O que estou fazendo com a minha vida?” Quando lavo a louça, estou limpando ou evitando uma conversa difícil com o meu marido?

Nossa ocupação nos impede de enfrentar impermanência e incerteza – as verdades básicas da nossa existência. Eu faço; consequentemente, eu sou. Eu estou ocupado; portanto, eu existo.

Todas as coisas estão passando. Quando descansamos no momento presente, enfrentamos isso diretamente. Essa percepção não precisa ser motivo de depressão. Pode ser uma lembrança da preciosidade de nossa vida. Relaxar na vulnerabilidade do desconhecimento e enfrentar nossa experiência direta pode ser corajoso. É uma oportunidade para provar vastas e interconectadas amplitudes – o chão sem base de lei que não tem pontos de referência ou alças.

Com consciência, posso reconhecer o espaço e descobrir que não é assustador. É aberto e gentil.

Para mim, retiros solitários me obrigam a enfrentar meu medo do espaço. Em retiro, sozinha em uma cabine de oito por oito pés, muitas vezes eu me pergunto por que eu pensei que seria uma boa ideia me separar de meus filhos, meu marido e todas as coisas divertidas que eu poderia estar fazendo em casa. Um retiro pode ser solitário, com nenhum lugar para ir, ninguém exigindo nada de mim. Mas ao longo do tempo, meus olhos vêem de uma maneira nova, meus ouvidos ouvem novos sons. Eu crio duetos com uma pomba da noite, assistir libélulas prenderem suas patas dianteiras em um ramo de Ponderosa e se pendurarem até o início da madrugada. Eu sou capaz de reconhecer que estou longe de estar sozinha, sentindo a transparência da minha conexão com o mundo. Mas não deveríamos ter que ir para um retiro para apertar um pause na nossa ocupação.

Meu mantra pessoal tornou-se “Eu poderia simplesmente parar?” Parar com  a louça, com os emails, com o planejamento e preocupação? Poderia descansar agora como está? Isso pode significar que feche a torneira, desligue o computador ou deixe o telefone de lado. As vezes significa demorar um momento para deixar minha consciência se expandir – sentir o meu corpo … ouvir a chuva cair na beirada da janela… alegrar-me com uma lacuna entre os pensamentos. Com consciência, posso reconhecer o espaço e descobrir que não é assustador. É aberto e gentil.

A ocupação também serve como uma distração da insatisfação – a sensação de que de alguma forma agora não é exatamente o que deveria ser. Talvez no futuro, em algum lugar diferente e melhor, as coisas estarão certas. Muitas vezes, arrastamos nossa insatisfação ao redor da gente como um peso morto.

Os ensinamentos budistas sobre o karma podem dar uma visão da fonte dessa insatisfação. Karma literalmente se traduz em “ação”. No Budismo Vajrayana, existem cinco energias de sabedoria, conhecidas como “famílias de Buda”. A família do karma está relacionada à inveja e ao ciúme; mas também se relaciona com a sabedoria esclarecida, descrita como “ação totalmente alcançada”. A inveja e o ciúme surgem do sentimento de que alguém tem algo que gostaríamos de ter, mas não temos, refletindo um sentimento subjacente de falta e de desejo. Nos tornamos dolorosamente conscientes do sucesso dos outros. Tendo brincado com a ideia de completar um doutorado nos últimos 15 anos, percebo uma pontada de dor sempre que alguém fala do término da sua dissertação.

Quando sinto a sensação de dor desconfortável, eu posso ligar o rádio e distrair-me com os últimos problemas políticos. Eu posso cavar na pia de pratos sujos ou varrer a poeira do chão. Essas atividades me impedem de indagar no meu senso de não cumprimento.

O aspecto de sabedoria da Família Karma é “ação totalmente alcançada”. Essa é a sabedoria de nossa natureza inerente. É a nossa verdadeira natureza, não criada ou fabricada. Nós não precisamos ocupar-nos de fabricá-la ou estabelecê-la – ela já está realizada, aperfeiçoada. O ponto de toda a nossa prática é realizar essa natureza, ao invés de se engajar loucamente em ações para corrigir nossas imperfeições. Nenhuma ação pode nos preencher porque o que estamos procurando inevitavelmente – o cumprimento de nossa verdadeira natureza – já estava presente.

Então nós devemos simplesmente não fazer nada a partir de agora? Claro que não. Nos comprometemos com o mundo – criando, servindo, plantando jardins e criando crianças. Nossas ações não precisam vir de um lugar de querer consertar qualquer coisa. Uma atividade não precisa nos catapultar nos braços impacientes da próxima. Podemos cultivar uma sensação de “realização completa” com ações muito simples, descansando na experiência de realização. Antes de pensar no nosso próximo bocado de comida, como seria simplesmente mastigar o que já temos, provar completamente e sentir isso nutrindo o nosso corpo? Podemos aprender a aproveitar um momento para reconhecer a conclusão em qualquer atividade, impedindo-nos de nos precipitarmos em nossa próxima distração.

Eu tive essa experiência quando dei luz ao meu primeiro filho, Mateo. O trabalho de parto havia demorado muito mais do que eu esperava, mas com um último empurrão ele estava aqui. A enfermeira e o meu marido o levaram para fora da sala para o lavarem. Deitei sozinha na minha cama, olhando pela janela. O relaxamento fluiu sobre mim – meu trabalho foi concluído, meu trabalho foi completado. Não senti nenhuma sensação de urgência para mudar para a próxima coisa. Por aquele momento, o presente era absolutamente perfeito.

Esse sentimento permaneceu comigo como um lembrete da possibilidade de uma verdadeira satisfação. Todas as ações que tomamos oferecem a oportunidade de experimentar isso. Com cada sorvo de chá e com cada e-mail que enviamos, podemos tirar um momento para reconhecer que completamos essa tarefa – sentir a sua satisfação. Talvez isso possa começar a curar a sensação de insatisfação que muitas vezes nos assombra.

É fácil vermos a nós mesmos como uma vítima do nosso mundo ocupado. Na minha própria vida, percebo que muita da minha contínua distração é minha própria responsabilidade e opto por tomar posse das formas em que perpetuo um ciclo interminável de atividades. Essa consciência me inspira a intervir em cada experiência com a propriedade de saber que eu poderia simplesmente parar. Posso parar de ver a ocupação como prova de que a minha vida tem significado. Com nenhum lugar para ir e nada para fazer, eu posso descansar por um momento na satisfação da conclusão.

Texto publicado originalmente na Lions Roar e traduzido por Daniele Vargas.