Artigo - ATENÇÃO, CIÊNCIA, EQUILÍBRIO EMOCIONAL, MEDITAÇÃO, QUOTIDIANO,

O poder duradouro da meditação

Os ganhos na capacidade de manter a atenção desenvolvida através do treinamento intensivo de meditação são mantidos até sete anos depois, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Cognitive Enhancement.

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O estudo é baseado no Projeto Shamatha, uma grande investigação dos efeitos cognitivos, psicológicos e biológicos da meditação liderada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, no Center for Mind and Brain.

“Este estudo é o primeiro a oferecer evidências de que a prática de meditação intensiva e contínua está associada a melhorias duradouras na atenção sustentada e inibição de resposta, com o potencial de alterar trajetórias longitudinais de mudança cognitiva ao longo da vida de uma pessoa”, disse o primeiro autor Anthony Zanesco, pós-doutorado pesquisador da Universidade de Miami, que começou a trabalhar no projeto antes de iniciar seu doutorado. programa em psicologia na UC Davis. O projeto é liderado por Clifford Saron, pesquisador do Centro Davis UC de Mind and Brain, em colaboração com um grande grupo de pesquisadores.

O Projeto Shamatha é o estudo mais abrangente de meditação intensiva já realizado e chamou a atenção de cientistas e estudiosos budistas, incluindo o Dalai Lama, que endossou o projeto. Ele examina os efeitos de dois retiros intensivos de meditação realizados em 2007 no Shambhala Mountain Center em Red Feather Lakes, Colorado. O estudo acompanhou 60 meditadores experientes que participaram desses retiros de meditação de três meses e receberam instrução contínua em técnicas de meditação do erudito budista, autor e professor B. Alan Wallace, do Instituto Santa Barbara para Estudos da Consciência. Eles participaram de sessões de meditação em grupo duas vezes ao dia e se dedicaram à prática individual por cerca de seis horas por dia.

 

Ganhos mantidos em meditadores regulares

Imediatamente após o estudo, os participantes do retiro de meditação mostraram melhorias na atenção, bem como no bem-estar psicológico geral e na capacidade de lidar com o estresse.

Desde os retiros os pesquisadores acompanharam os participantes aos seis e aos 18 meses e mais recentemente aos sete anos. Os 40 participantes que permaneceram no estudo neste último acompanhamento relataram que continuaram com alguma forma de prática de meditação durante o período de sete anos, o equivalente a cerca de uma hora por dia em média.

O novo estudo mostra que os ganhos de atenção observados imediatamente após o retiro foram parcialmente mantidos sete anos depois, especialmente para os participantes mais velhos que mantiveram uma prática de meditação mais diligente ao longo dos sete anos. Em comparação com aqueles que praticavam menos, esses participantes mantiveram ganhos cognitivos e não mostraram padrões típicos de declínio relacionado à idade na atenção sustentada.

O estilo de vida ou personalidade dos participantes também pode ter contribuído para as observações, observou Zanesco. Os benefícios da meditação parecem ter estabilizado após os retiros, mesmo nos participantes que mais praticaram: isso pode ter implicações sobre o quanto a meditação pode, de fato, influenciar a cognição humana e o funcionamento do cérebro, disse ele.

Os autores adicionais ao último artigo são Brandon King e Katherine MacLean do Departamento de Psicologia da UC Davis, e do Center for Mind and Brain. O principal apoio financeiro para o estudo original e subsequente análise de dados e acompanhamento veio do Instituto Fetzer, da John Templeton Foundation e da Hershey Family Foundation, além de vários doadores.

Artigo publicado originalmente em University of California e traduzido por Daniele Vargas.

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