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Monja budista explica: o que é raiva e o que não é

Criar uma vida livre da raiva é uma responsabilidade individual que tem consequências profundas e imediatas em todos os nossos relacionamentos. A chamada “agressão passiva” – manipular, banalizar, evitar, ignorar – é tão prejudicial quanto e muito mais fácil de negar. As palavras imensamente valiosas abaixo sobre o assunto vêm da freira budista e ativista social, Robina Courtin.

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Eu (Stephanie Dowrick) escrevi muito sobre a epidemia de raiva em nossa sociedade e suas consequências desastrosas, bem como o que fazer sobre isso – particularmente em Everyday Kindness, The Universal Heart e Choose Happiness. Criar uma vida livre da raiva é uma responsabilidade individual que tem consequências profundas e imediatas em todos os nossos relacionamentos – e nas comunidades que estamos criando coletivamente. A chamada “agressão passiva” – manipular, banalizar, evitar, ignorar – é tão prejudicial quanto e muito mais fácil de negar. As palavras imensamente valiosas abaixo vêm da freira budista e ativista social, Robina Courtin e aparecem em um artigo mais longo. Eu não concordo com tudo o que Robina tem a dizer – em especial que o auto-exame de tranquilidade possa substituir a psicoterapia inteligente, compassiva e auto-responsável. Pelo contrário: um pode radicalmente melhorar o outro! E explorar e mudar uma visão inútil de si mesmo dentro de um contexto de relacionamento dinâmico (psicoterapia) pode ser absolutamente essencial para muitos de nós. Mas eu recomendo as palavras de Robina sobre a raiva … e espero que você também se dê tempo e reflita. Só podemos criar um mundo mais calmo e seguro se fizermos isso juntos. Seus esforços são importantes.

ROBINA COURTIN: O que é raiva e que raiva não é
A resposta perfeita para a pergunta, “O que é raiva?” Que ouvi de um lama, é: “A raiva é a resposta quando o apego não consegue o que quer.” Mas se é isso que a raiva é, então o que é isso? não?

• Raiva não é física. A raiva é parte de nossa mente e nossa mente não é física. Existe em dependência do cérebro, dos genes, das reações químicas, mas não são essas coisas. Quando a raiva é forte, desencadeia enormes sintomas físicos: o sangue ferve, o coração bate rápido, o cuspe sai pela boca, os olhos se abrem em pânico, a voz se eleva. Ou se sentimos aversão como depressão, o corpo parece um peso de chumbo; não há energia, uma inércia terrível. E então, quando aumentamos nossa serotonina, o corpo se sente bem novamente. Mas estas são apenas expressões grosseiras do que, finalmente, é puramente pensado: uma história inventada por nossa mente conceitual que exagera os aspectos feios da pessoa ou evento ou de si mesmo. Descobertas recentes comprovam o que é explicado na Medicina Tibetana: que o que acontece na mente afeta o corpo.

• Raiva não é culpa de outra pessoa. Isso não significa que a pessoa não me deu um soco; claro que ela deu. E isso não significa que me socar não é ruim; claro que é ruim. Mas a pessoa não me deixou com raiva. O soco é meramente o catalisador da minha raiva, uma tendência em minha mente. Se não houvesse raiva, tudo que eu teria é um nariz quebrado.

• A raiva não vem dos nossos pais. Nós amamos culpar nossos pais. Na verdade, se Buda está errado em sua afirmação de que nossa mente vem de vidas passadas e é impelida pela força de nossas próprias ações passadas no ventre de nossa mãe, e se os materialistas estão certos em afirmar que nossos pais nos criaram, então devemos culpar eles. Como ousam me criar, como Frankenstein e seu monstro, me dando raiva e ciúmes e o resto. Mas não são eles, diz Buda. (Nem um ser superior – mas não nos atrevemos a culpá-lo!) Eles nos deram um corpo; o resto é nosso (incluindo nossas boas qualidades).

• Raiva não é apenas a gritaria. Só porque uma pessoa não grita e não berra, isso não significa que ela não está zangada. Quando entendemos que a raiva é baseada no pensamento chamado aversão, então podemos ver que estamos todos com raiva. É claro que, se nunca olharmos para dentro, não perceberemos a aversão – é por isso que as pessoas que não expressam raiva sentem isso como depressão ou culpa.

• A raiva não é necessária para ação compassiva. Sua Santidade o Dalai Lama respondeu a um entrevistador que sugeriu que a raiva parece agir como um motivador para a ação: “Eu sei o que você quer dizer. Mas com raiva, seu desejo de ajudar não dura. Com compaixão, você nunca desiste ”. Precisamos discriminar entre o bem e o mal, mas Buda diz que devemos criticar a ação, não a pessoa. Como Martin Luther King Jr. disse, não há problema em encontrar uma falha – mas então devemos pensar: “O que posso fazer sobre isso?” É exatamente o mesmo ao ver nossas próprias falhas, mas em vez de nos sentirmos culpados devemos pensar: o que posso fazer sobre isso? ”Então podemos mudar. A raiva e a culpa são paralisantes, impotentes e inúteis.

• Raiva não é natural. Muitas vezes pensamos que precisamos de raiva para ser um ser humano razoável; que não é natural não tê-la; que a raiva dá perspectiva à vida. É como pensar que, para apreciar o prazer, precisamos conhecer a dor. Mas isso é obviamente ridículo – para eu apreciar sua gentileza, você primeiro precisa me dar um soco no nariz?

• A raiva não está no centro do nosso ser. Sendo um estado de espírito delirante, uma mentira, um equívoco, é lógico que a raiva possa ser eliminada. Se eu acho que há duas xícaras na minha mesa, enquanto há apenas uma, isso é um equívoco. O que fazer com o pensamento “há duas xícaras na minha mesa”? Remova da minha mente. Reconheça que há um copo e pare de acreditar na mentira. É simples. Claro, as mentiras que acreditamos que eu sou auto-existente, que objetos deliciosos me fazem feliz, que os ruins me fazem sofrer, que minha mente é meu cérebro, que alguém me fez – essas mentiras estão em minha mente desde tempos imemoriais. Mas o método para se livrar deles é o mesmo. O que resta quando removemos as mentiras, as ilusões, é a verdade da nossa própria bondade inata, totalmente aperfeiçoada. Isso é natural.

Essas palavras são de Robina Courtin postados em um artigo na web que pode ser lido aqui.

Artigo originalmente publicado em Stephanie Dowrick e traduzido por Daniele Vargas.

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