Artigo - EQUILÍBRIO EMOCIONAL, MEDITAÇÃO, SABEDORIA,

Como liberar a si mesmo de suas histórias pessoais

Uma prática eficaz de mindfulness para trabalhar com suas histórias pessoais, para que você não fique tão envolvido a ponto de perder os momentos insubstituíveis que acontecem bem na sua frente.

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Sentir-se indigno é sofrimento. Parece que você é imperfeito e deve ocultar sua falta das outras pessoas ou correr o risco de ser evitado. Mas esconder, fingir e manter-se distante dos outros tende a fazer com que você se sinta alienado e interprete esses sentimentos como prova de que você é imperfeito. Este é um ciclo vicioso de auto-dúvidas e auto-julgamentos que separa você dos outros e impede que você se sinta íntegro e completo. Embora você possa estar preso a esse autoconceito, ele é muito mais arbitrário e maleável do que você imagina. A atenção plena e a compaixão permitem que você veja e reconheça a ternura e a dor em sua história sem cair na ilusão de que essa história define quem você é. Pode ser sua história, mas não é você.

Exercício: AWARE
Uma forma eficaz de trabalhar com histórias pessoais é resumida no acrônimo AWARE*, que significa permitir, testemunhar, reconhecer, liberar e facilitar.

Permita que todos os seus pensamentos e sentimentos entrem e saiam como quiserem.
Isso ajudará você a suavizar suas reações a tudo que surgir para você no espaço da consciência plena. Permitir é uma atitude gentil e curiosa que permite que você olhe mais profundamente em suas histórias e aprenda com elas, em vez de ficar fascinado por elas ou tentar bloqueá-las, e ambas deixarão você mais confuso. Ao permitir sua experiência dessa maneira, você pode aprender a aceitar todos os pensamentos como veículos para insight, e não como prova de qualquer coisa, incluindo qualquer indignidade ou inadequação inerente. Permitir que você reconheça que um pensamento é apenas um pensamento, quer você goste ou não.

Testemunhe a narrativa com a qual você constrói seu senso de identidade.
Às vezes você é o único que agiu: “Eu fiz …” “Eu deveria ter …” “Eu não deveria ter …” “Eu gostaria de ter …” Às vezes você é o único que tem sofrido uma ação: Alguém fez isso ou aquilo para mim.” “ Todo mundo me ignorou. ”“ As pessoas sempre … ”“ Ninguém nunca… ” De qualquer maneira, isso continua enquanto você o satisfaz. Do ponto de vista da atenção consciente, você pode testemunhar as formas habituais em que sua mente cria o eu baseado na narrativa sem se identificar com elas. Testemunhar é curioso e não julga. Não se apega nem evita nada. Com esta ferramenta você pode olhar mais profundamente em eventos muito dolorosos com o coração bem aberto. Assim como um médico de emergência examina profundamente uma ferida sem vacilar e encontra o fragmento em sua essência, você pode descobrir coisas para as quais não precisa mais se culpar.

Quando você usa permissão, testemunho e reconhecimento para ver o contador de histórias em ação, você pode finalmente parar de se identificar com o eu criado por suas histórias. Você não precisa acreditar em tudo o que você pensa. Por que ficar em uma prisão quando a porta está aberta? Deixe tudo ir. Deixe tudo ser.

Reconheça o que você experimenta nas histórias que conta sobre si mesmo.
Pratique sentado em silêncio e observando o que quer que surja. Observe as sensações físicas, pensamentos e emoções que você experimenta quando vêm e vão. Use frases simples para reconhecer sua experiência, como “se preocupar”, “planejar”, “pensar” e assim por diante. Existe um personagem que você está tentando criar ou assassinar? Observe quaisquer elementos repetitivos ou habituais através dos quais você cria o eu baseado em narrativa. Existe um tema? O contador de histórias é cruel ou gentil, brilhante ou cego? Existem juízos familiares? Há desejos familiares? Reconheça tudo o que você percebe.

Libere os autoconceitos que você fabricou com essas histórias e conceitos antigos.
Desidentifique-se de suas maneiras habituais e familiares de pensar em si mesmo. Fama, vergonha, perda, ganho, prazer e dor são experiências transitórias, não atributos de si. Quando você usa permissão, testemunho e reconhecimento para ver o contador de histórias no trabalho, você pode finalmente parar de se identificar com o eu criado por suas histórias. Você não precisa acreditar em tudo que pensa. Por que ficar em uma prisão quando a porta está aberta? Deixe tudo ir. Deixe tudo ser.

Acalme-se e saia desse transe da indignidade.
Quando você está preso a um autoconceito de inadequação e indignidade, uma grande parte de sua conversa interna envolve comentários sobre como você está se comportando, olhando ou se apresentando e muito desse diálogo interno evoca comparações com os outros e julgamentos sobre si mesmo. Isso não é necessário nem hábil e nunca é divertido. Tudo não é sobre você. Além disso, quando você está pensando em si mesmo, está perdendo o que realmente está acontecendo em cada momento insubstituível de sua vida.

Permitir, testemunhar, reconhecer, liberar e aliviar são habilidades primárias na prática da meditação e também o servirão bem nos momentos de sua vida – no trabalho, em casa, com os amigos e em tudo que você faz, particularmente quando você percebe que a sua auto-fala se tornou crítica e indelicada. A prática de AWARE* pode se tornar um modo de vida que o ajuda a crescer um pouco mais a cada vez que você o pratica.

 

Artigo originalmente publicado em Mindful e traduzido por Daniele Vargas

 

*palavra em inglês para “consciente”.

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