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Como nos abrimos para receber ajuda

Algumas pessoas resistem ao apoio compassivo dos outros. Aqui está o porquê – e o que elas podem fazer sobre isso.

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O que está no caminho da compaixão?

Muitos de nós aspiram a ser mais compassivos em nossas próprias vidas e a construir uma sociedade mais compassiva. Ao fazê-lo, trabalhamos arduamente para superar as barreiras que nos impedem de ser motivados para ajudar aqueles que nos rodeiam – a superação, a apatia e as divisões.

Mas muitas vezes não pensamos nos obstáculos que podem impedir alguém de confortavelmente receber compaixão. No entanto, pesquisas sugerem que algumas pessoas realmente temem se tornar os alvos de compaixão e isso pode prejudicar sua saúde mental. É por isso que alguns de nós resistem à ajuda – e o que podemos fazer para nos abraçar a compaixão de outras pessoas.

O que é assustador sobre a compaixão?

Um estudo recente publicado na revista Mindfulness explora como o medo de receber compaixão pode afetar o comportamento das pessoas em tempos difíceis.

Pesquisadores entrevistaram 85 estudantes universitários de uma grande universidade canadense sobre a prevenção da compaixão, medidos em declarações como: “Se eu penso que alguém é gentil e atencioso comigo, eu coloco uma barreira”. Aqueles que relataram ter mais medo da compaixão também disseram que eram menos propensos a compartilhar suas lutas com amigos e familiares.

Por que isso deveria ser um problema? O apoio social em tempos difíceis nos ajuda a lidar e a nos recuperar em momentos difíceis da vida. Em um nível prático, o suporte pode nos ajudar a resolver ou corrigir as circunstâncias que levam às dificuldades em primeiro lugar. Um estudo a nível nacional descobriu que a falta de apoio social aumenta a vulnerabilidade a distúrbios e doenças psicológicas e impõe um fator de risco à saúde física maior do que o hábito de fumar. Amigos e familiares apoiadores também colocam o freio na autocrítica excessiva. Confiamos em outros para nos lembrar que estamos seguros, importantes e promissores – um aspecto crítico. Na verdade, os estudos do Paul Gilbert da Universidade de Derby mostraram que a autocrítica em combinação com o medo da compaixão coloca as pessoas em risco de depressão marcadamente maior.

Outras pesquisas sugerem que as pessoas que têm um maior medo de receber compaixão tendem a suprimir suas respostas emocionais a experiências difíceis, um hábito ligado ao risco cardiovascular e alexitímia: uma capacidade diminuída para reconhecer as emoções dentro de si mesmo e em outras pessoas. Finalmente, o medo de receber compaixão foi vinculado a uma atenção mais baixa, uma característica associada a inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar.

Dado os benefícios, por que algumas pessoas resistem a receber compaixão?

Alguns se preocupam de que a outra pessoa não responda de forma adequada; eles vão rejeitar ou descartar o problema. A situação também pode despertar um sofrimento nascente que vem das memórias formativas da infância de uma pessoa que foi ignorada ou tratada com hostilidade, em vez de compaixão. Por exemplo, algumas pesquisas sugerem que pessoas que recordam seus pais como menos calorosos têm um maior medo de receber compaixão.

Mesmo que se ofereça suporte, pode parecer incômodo, desconfortável ou mesmo doloroso estar sob o auge da compaixão. Receber apoio compassivo pode desafiar o sentido de alinhamento de uma pessoa com as normas sociais ou culturais em torno de manter um controle estóico sobre as emoções de alguém, ou em ser visto como individualmente auto-suficiente, “juntos” ou “de baixa manutenção”. Receber compaixão inerentemente envolve um reconhecimento de vulnerabilidade pessoal, o que pode tornar mais difícil “se segurar” ou (se as coisas se tornarem emocionais) adicionam vergonha à equação. Alguns também podem evitar se sentir como um fardo, obrigando os outros a desperdiçar seu precioso tempo e energia.

Finalmente, algumas pessoas estão menos inclinadas a falar de humilhação pessoal ou experiências de derrota – tempos que sentimos como prova de nosso absoluto fracasso. Para eles, divulgar esses sentimentos parece muito arriscado; eles temem que compartilhar dificuldades pessoais seja mais provável que provoque uma piora, ao invés de melhorar como eles se sentem.

Alguma dessas razões parecem familiar para você? Continue lendo.

O poder de cura da auto-compaixão

O estudo Mindfulness identificou uma maneira de reduzir o medo da compaixão dos outros: bondade para com você mesmo.

Os pesquisadores pediram aos participantes que escrevessem um parágrafo sobre uma experiência pessoalmente desagradável, que lembraram como humilhante e vergonhosa, por 10 minutos. Eles foram divididos aleatoriamente em três grupos.

Os pesquisadores disseram ao primeiro que pensasse em sua experiência com muita compaixão. A auto-compaixão envolve relacionar-se com as nossas experiências difíceis pelo lado de fora olhando, ampliando a bondade e o apoio para nós mesmos, como podemos fazer com um amigo aflito. O segundo grupo foi instruído a pensar em preservar sua auto-estima como eles escreveram. O último poderia escrever livremente, explorando e descrevendo sua experiência em detalhes.

Os participantes classificaram o quão “chateados” e “angustiados” se sentiram antes e depois desse exercício de redação. O resultado? Aqueles que praticavam a auto-compaixão pareciam sentir-se melhores. A escrita auto-compassiva diminuiu os sentimentos ruins ainda mais entre os participantes com um alto medo da compaixão, em comparação com a auto-estima e as abordagens de escrita livre.

Isso sugere que escrever sobre uma experiência pessoal difícil através de uma lente auto-compassiva pode ser mais emocionalmente restaurador do que outras abordagens, incluindo tentar preservar a auto-estima ou simplesmente deixar tudo de fora.

A auto-compaixão também pode ajudar as pessoas a buscar apoio, apesar do medo de receber compaixão?

Após o primeiro exercício, os pesquisadores pediram aos participantes que escrevessem algo a mais: uma carta sobre sua experiência difícil, que eles finalmente compartilhariam com outro participante que nunca conheceram. Depois os pesquisadores avisaram que os participantes seriam emparelhados para trocar cartas e discutir suas experiências juntos. Antes de escrever as cartas, os participantes relataram quão arriscado foi sentido, naquele momento, compartilhar a sua história. (Apesar deste aviso prévio – talvez como uma surpresa de boas-vindas – o experimento terminou neste ponto: nenhuma discussão real ocorreu.)

Em geral, quanto mais medroso era o participantes mais arriscado ele sentia que era escrever e compartilhar a sua carta. Mas para participantes do grupo de auto-compaixão, esse link diminuiu. Assim, a auto-compaixão não só diminuiu os sentimentos negativos dos participantes no momento, mas também criou uma oportunidade posterior para a auto-divulgação parecer menos arriscada.

“Além disso, como a auto-compaixão tem sido associada a se sentir mais seguro e conectado aos outros dentro do mundo social, praticar a auto-compaixão poderia ter levado esses indivíduos a se sentirem mais seguros, menos ameaçados e, portanto, mais confiantes dos outros, afrouxando a conexão entre seus medos e os riscos percebidos associados à auto-divulgação “, escreveram os pesquisadores.

Para reduzir os medos em torno da compaixão, as pessoas que estão dispostas também podem se beneficiar do treinamento para oferecer compaixão a outros. Como o estudo anterior do especialista do GGSC em estudo de Tristin Inagaki em 2016 mostra, a compaixão também recompensa o doador. Para outros, tratamentos como terapia centrada na compaixão podem ser a melhor abordagem.

A moral da história: receber compaixão de forma graciosa é uma habilidade, uma que vale a pena desenvolver.

 

Texto publicado originalmente em Greater Good e traduzido por Daniele Vargas.

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