Artigo - ATENÇÃO, MEDITAÇÃO, QUOTIDIANO,

Como fazer uma boa pausa

A atenção plena é mais efetiva quando está totalmente inserida no contexto da nossa vida e não somente quando nós mais precisamos dela.

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Como meditador de longa data, eu pensei ter uma compreensão muito boa do valor de tomar tempo para pausar durante um dia agitado de forma formal e intencional – ou seja, meditando.

Dando um passo atrás da pressa das atividades possuímos um valor demonstrável, abrindo um pouco de espaço para fazer escolhas mais deliberadas e bem pensadas. Isso se encaixa bem como um contador para minha identificação equivocada como uma pessoa ocupada quando a realidade de estar constantemente em movimento tinha se solidificado em uma auto-identificação da qual eu me orgulhava e até ansiava.

Foi também algo que eu notei em outros: com reuniões reservadas consecutivamente, quatro ou cinco seguidas, muitos dos meus colegas de trabalho abriram reuniões com uma declaração sobre ter uma parada difícil ou ter que sair cedo para… outra reunião. Tudo isso foi uma validação clara e presente de como estávamos sendo exigidos, e isso mesmo nos encorajou a permanecer em constante estado de atuação. Pausar forneceu o intervalo necessário para esse ciclo insalubre de atividade apressada e tentativas falhadas de multitarefa.

Eu estava errado. Não era sobre ter uma pausa, mas sim sobre como eu estava me aproximando disso.

Embora a prática de meditação formal possa ter um efeito profundo sobre a saúde, a perspectiva e o desempenho de alguém, pode ser complicado seguir se cada vez que você tenta meditar o pensamento surge: “Eu deveria estar cumprindo algo agora!” Isso pode ser também um desmotivador bastante visceral, pois as sensações físicas e os estados emocionais podem vir para o passeio e construir pressão para não meditar a menos que as condições estejam corretas.

Com que frequência você sente que tem muito tempo para “simplesmente sentar” durante o seu dia agitado, sem uma lista de tarefas da lavanderia para afastá-lo? Se você é como eu, não muito frequentemente, e você pode notar que ao completar três tarefas, cinco mais preenchem o vazio, dificultando a defesa desse tempo para a prática de atenção plena que você pode ter tirado do trabalho. Conhecer o valor que a meditação traz, muitas vezes solta outras exigências do nosso tempo e torna possível viver uma vida de enriquecimento.

A solução? Momentos de atenção plena versus Meditar

Minha solução tinha sido introduzir uma pausa simples muitas vezes ao longo do dia. Ao invés de ter um “inflexível” 30 minutos para uma sessão de meditação formal – e em seguida, não mantê-la por causa de outras prioridades – apenas tirando algum tempo para pausar e pulverizar esses momentos ao longo do meu dia, foi a solução perfeita.

Até que não era.

Embora a pausa parasse o fluxo de ocupação, depois daquela pausa pulei de volta para o turbilhão. Pausar era como sair de um trem em movimento por alguns instantes e depois pulando de volta novamente. A pausa ajudou naqueles breves momentos, às vezes apenas por alguns batimentos do meu coração e respirações conscientes, antes que eu estivesse perdido novamente na minha identidade ocupada. Houve alguns efeitos positivos que reverberaram na pausa, mas grande parte da estabilidade obtida foi perdida em meros momentos.

Percebendo que essa era uma realização surpreendente. Isso me fez questionar se isso realmente estava “funcionando” para mim. E foi aí que a próxima descoberta mais sutil, mas muito mais profunda, entrou na cena: eu estabeleci uma prática de pausa como uma medida de paragem, um truque que troquei quando estressado ou em circunstâncias especiais e, como tal, tinha confinado para essas situações limitadas. Ao invés de convidar pausas para o meu dia para atualizar e re-energizar o que estava acontecendo ao meu redor e por dentro, eu estava usando esses momentos para dar uma parada e distanciar-me disso. Isto é completamente o oposto do que é a prática de atenção plena.

Então, como você pode realmente expandir o poder das pausas? Aqui estão algumas ideias para explorar em sua própria prática informal:

3 maneiras de impulsionar suas pautas conscientes

1) Mude o seu foco. Pensar em uma prática de pausa como um artifício, um truque ou uma técnica para usar somente em momentos específicos é configurar confinamento de limites em conflito em como isso pode ajudá-lo. Quando você inicia uma pausa mental intencional, você pode querer evocar a companhia da curiosidade percebendo se esta pausa é uma ruptura distanciadora ou se te expande para a intimidade da presença. Longe de se fechar, essa intimidade é ampla e profunda, dando uma perspectiva que pode ser maravilhosa e útilmente informativa. Decidir pausar como uma tarefa separada e adicional para executar é fazer um desserviço para si mesmo, seria como decidir apenas respirar entre as reuniões. Ao invés disso, integre as pautas mentais no seu dia para promover uma maior presença – como Jon Kabat-Zinn diz: “A prática real é a sua vida”.

2) Tenha curiosidade. Permitir que a curiosidade seja sua companheira pode contrariar uma tendência a se fechar para ver as circunstâncias com olhos frescos. Convide a curiosidade suave com perguntas breves e silenciosas sobre sua perspectiva, como: Estou realmente ouvindo agora? Quais são as ideias preconcebidas que eu tenho que podem estar atrapalhando? Ou uma das minhas perguntas favoritas: qual é a minha intenção neste momento? Pausar para a reflexão com curiosidade e bondade para com si mesmo e para outros pode ser desafiante, pois as respostas que nos retornam na pausa podem ser difíceis de enfrentar – mas são quase sempre úteis se pudermos encontrar essas respostas de forma honesta e aberta.

3) Gerencie Expectativas. A prática de meditação não é uma linha direta de calma, ela pode e costuma incluir o enfrentamento de dificuldades e verdades difíceis sobre si mesmo sobre as situações na qual você está. Cada dia e às vezes cada momento são muito diferentes uns dos outros e definir uma barra de desempenho perfeita como meditador durante o caos da vida é configurar-se para o fracasso. Aceitar a paciência como amiga na exploração muitas vezes tumultuada deste momento presente pode ajudar a reduzir o julgamento inútil sobre não cumprir um objetivo de meditação e promover resiliência durante mudanças incômodas e rápidas no que está acontecendo na prática.

Artigo publicado originalmente em Mindful e traduzido por Daniele Vargas.

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