Artigo - Compaixão, EQUILÍBRIO EMOCIONAL, MEDITAÇÃO, QUOTIDIANO,

Como a auto-compaixão pode ajudar adolescentes a desestressarem

Os adolescentes que sofrem estresse frequente são mais propensos à depressão e apresentam pior situação na escola. Como os adolescentes podem promover o bem-estar emocional durante esse tempo de vida frequentemente turbulento?

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Em uma pesquisa nacional realizada em 2014 pela American Psychological Association, 31% dos adolescentes de 13 a 17 anos disseram que o estresse aumentou no ano anterior e 42% disseram que não estavam fazendo o suficiente para gerenciar o estresse. Os adolescentes que sofrem estresse frequente são mais propensos à depressão e apresentam pior situação na escola.

Como os adolescentes podem promover o bem-estar emocional durante esse tempo de vida frequentemente turbulento?

Muitos adolescentes se voltam para fontes externas – amigos, família, passatempos. Mas e se eles pudessem se virar para dentro e também encontrar apoio interno? Em um estudo recente publicado no Journal of Adolescence, o Dr. Brian Galla da Universidade de Pittsburgh descobriu que o treinamento de mindfulness pode reduzir o estresse e apoiar a saúde e o bem-estar em adolescentes.

Em seu estudo, realizado no verão de 2013, 132 adolescentes participaram de um retiro de atenção de cinco dias por Inward Bound Mindfulness Education. O retiro foi projetado para cultivar atenção plena, bondade amorosa e outras capacidades mentais e emocionais positivas, como a auto-compaixão e a gratidão. Os adolescentes aprenderam a se concentrar melhor e a aceitar mais as experiências do momento presente, além de adotar uma atitude de cuidado em relação a todos os seres humanos, incluindo eles próprios.

Cada dia do retiro normalmente incluía meditação sentada formal, meditação andando, yoga e oficinas. Os adolescentes também participaram de pequenas sessões grupais de seis a oito indivíduos, com dois ou três facilitadores adultos. Nos grupos, eles praticaram a interação consciente com seus pares, enquanto discutiam seus pensamentos e sentimentos sobre a experiência de retiro.

Antes e depois do retiro, os adolescentes completaram pesquisas avaliando seu estresse, sintomas de depressão e emoções negativas, como raiva e ansiedade. Eles também completaram pesquisas que medem a atenção plena, a compaixão, as emoções positivas e a sensação geral de satisfação com suas vidas. Três meses depois, a equipe do Dr. Galla contatou os adolescentes novamente e fez com que eles completasse os mesmos formulários para ver o quão bem eles estavam indo.

Os resultados foram claros: imediatamente após o retiro, os adolescentes sentiram-se menos estressados e deprimidos, e eram mais felizes, mais auto-compassivos e mais satisfeitos com suas vidas. Mais importante ainda, os benefícios do retiro perduraram. Três meses depois, os adolescentes ainda relataram sentir-se melhor do que antes do início do retiro. Em outras palavras, os adolescentes aprenderam habilidades durante o retiro que pareciam ajudá-los a gerenciar o estresse e outros desafios em sua vida diária.

Quais as habilidades que mais apoiaram o bem-estar a longo prazo? Os resultados mostraram que a auto-compaixão era fundamental, ainda mais do que a atenção plena. Os adolescentes que cultivavam uma maior sensação de bondade interior e empatia em relação às dificuldades em sua própria vida eram os menos estressados, menos deprimidos e mais satisfeitos com suas vidas após o retiro. Para obter um melhor senso do que está acontecendo, pesquisas futuras irão comparar os adolescentes que passaram no retiro com adolescentes que não o fizeram.

Enquanto isso, como outros adolescentes conseguem esses benefícios? Durante o retiro, os participantes aprenderam a ser mais auto-compasivos através de uma variedade de atividades que os adolescentes podem facilmente levar para casa com eles.

Por exemplo, uma das práticas que os adolescentes estavam envolvidos em todas as tardes era a meditação amorosa. Essa meditação começa com o cultivo de uma atitude de bondade em relação a si mesmo. Os adolescentes são encorajados a concentrar-se na respiração e repetir a si próprios: “Posso ser feliz, posso estar seguro, posso estar à vontade”. Então, os adolescentes expandem mentalmente essa frase para seus entes queridos, seus conhecidos e até mesmo as pessoas a quais sentem emoções negativas. O objetivo da prática é criar uma atmosfera de aceitação e amor incondicional começando de dentro.

Além disso, os adolescentes aprendem habilidades de sentar-se com as emoções e compreendê-las como manifestações de necessidades. Durante as sessões de meditação, isso pode envolver abraçar os sentimentos com curiosidade e gentileza. Isso não apenas cultiva a auto-empatia, mas também encoraja uma compreensão crítica do estresse; quando os adolescentes estão mais conscientes do que sentem, podem começar a notar o que desencadeia as emoções negativas e o que as acalma.

A autocrítica, a solidão e a incerteza sobre o futuro são alguns dos maiores desafios para os adolescentes. Este estudo sugere que responder a falhas pessoais e deficiências com bondade, ao invés de críticas ou ruminações, é especialmente importante para o bem-estar emocional dos adolescentes. O estresse pode fazer os adolescentes se sentirem isolados, não querendo compartilhar suas lutas com os outros; mas a auto-compaixão os ajuda a reconhecer que todos estão lutando e eles não precisam se sentir sozinhos.

Texto publicado originalmente na Huffington Post e traduzido por Daniele Vargas.

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