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Apenas uma coisa: segure os seus desejos com suavidade

Nós podemos evitar alguma dor, sofrimento e frustração se nós mudarmos a maneira como nos relacionamos com os nossos desejos.

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Ficar preso no querer – querer obter o que é agradável e evitar o que é desagradável – é uma fonte importante de sofrimento e danos para si mesmo e para os outros.

Em primeiro lugar, muito do que queremos obter vem com uma grande etiqueta de preço – como o segundo cupcake, estimulação constante via TV e sites, provocando raiva, intoxicação, excesso de trabalho ou manipulação de outros para obter aprovação ou amor. Em uma escala maior, o estilo de vida baseado no consumidor difundido nas nações ocidentais os leva a comer, muitas vezes, literalmente – uma grande parte dos recursos do mundo.

Da mesma forma, muito do que queremos evitar – como o desconforto de se abrir, certos tipos de crescimento psicológico ou espiritual, se colocar em posição de defender os outros, exercitar-se, estar emocionalmente vulnerável ou ir atrás de nossos sonhos – realmente seria muito bom para nós mesmos e para outros.

Em segundo lugar, alguns desejos são certamente saudáveis, como desejar que você e os outros estejam seguros, saudáveis, felizes e vivendo com facilidade. É natural querer dar e receber amor, expressar-se criativamente, estar bem financeiramente, ser tratado com respeito, fazer uma grande contribuição ou elevar-se em sua carreira. E muitas coisas na vida são agradáveis – alguns dos meus favoritos pessoais são o café da manhã com minha esposa, caminhar no mato, observar os SF Giants ganharem a World Series, ver crianças florescerem, escrever esses artigos e rir com os amigos no jantar.

Mas mesmo com desejos e prazeres saudáveis, o problema vem quando somos guiados por eles – agarrando-os, insistindo que eles continuem, ansiando e agarrando-se, levando para uma questão pessoal quando há um problema, ficando insistente ou em um beco sem saída. A arte é perseguir desejos saudáveis com entusiasmo, disciplina e habilidade sem ficar completamente tomado ou incomodado com eles – e aproveitar os prazeres da vida sem se apegar a eles.

Até mesmo as experiências mais agradáveis e gratificantes sempre terminam. Você está rotineiramente separado de coisas que você gosta. E algum dia essa separação será permanente. Os amigos se afastam, as crianças saem de casa, as carreiras terminam e eventualmente a sua própria respiração final vem e se vai. Tudo o que começa também deve cessar. Tudo que se junta deve também se dispersar.

Dada esta verdade, agarrar ou segurar as coisas que queremos é impossível e doloroso. Para usar uma analogia do mestre de meditação tailandês Ajahn Chah: ficar chateado com algo desagradável é como ser mordido por uma cobra, agarrar-se ao que é agradável é como pegar a cauda da cobra; mais cedo ou mais tarde, ela ainda irá mordê-lo.

Portanto, segurar as nossas vontades com suavidade é útil na vida cotidiana, trazendo-lhe mais facilidade e menos problemas nos seus desejos, e criando menos problemas para os outros, mesmo ao redor do mundo. E se você o levar até o fim, segurar os desejos levemente é um veículo poderoso para a liberação de todos os sofrimentos enraizados no desejo.

Como?
Para começar, esteja ciente o desejo dentro de sua própria mente. Tente notar:

– As maneiras pelas quais o próprio desejo se sente sutilmente tenso ou desconfortável.
– A dor emocional de não conseguir o que você deseja. Incluindo desapontamento, frustração, desânimo – talvez até desesperança ou desespero.
– A discrepância frequente entre as recompensas que você esperava obter de uma vontade e o que realmente é obtido. Da mesma forma, observe que a dor antecipada das coisas que você deseja evitar – especialmente as coisas que seriam boas para você estar aberto ou ir atrás – geralmente é pior do que o desconforto que você realmente sente. Com efeito, seu cérebro está mentindo rotineiramente para você, prometendo mais prazer e mais dor do que você realmente experimentará. A razão é que os circuitos de prazer e dor do cérebro são antigos e primitivos e eles manipularam nossos antepassados para fazer as coisas para sua sobrevivência, sobrecarregando-os com oportunidades aparentes e assustando-os sobre riscos aparentes.
– Os custos de perseguir as coisas que você quer, e os custos de tentar evitar algumas das coisas realmente benéficas que você não deseja. Qual é a relação custo/benefício, realmente?
– As formas pelas quais todas as experiências agradáveis devem inevitavelmente mudar e acabar.

Em seguida, imagine que você está observando seus desejos de uma grande distância, como se estivesse vendo-os no topo de uma montanha e eles estivessem descendo em um vale abaixo. Deixe-os ir como nuvens no vasto céu da consciência. Eles são apenas mais um conteúdo mental, como sensações, pensamentos ou memórias. Não lhes dê um status especial. Eles são apenas desejos. Você não precisa agir sobre eles. Geralmente, eles passarão depois de algum tempo.

Então, no papel ou na sua mente, faça uma lista de desejos problemáticos:

– Coisas que você queria obter, mas não são boas para você ou para os outros, ou vêm com um preço muito alto.
– Coisas que você queria evitar, mas são realmente boas para você e para os outros.

Viva com esta lista. Olhe para ela. Ouça o que ela diz para você. Talvez fale sobre isso com outras pessoas (talvez um terapeuta). Em seguida, faça um plano para o que você está se comprometendo a fazer sobre isso. Honre esse plano; se possível, conte aos outros sobre isso.

Também liste desejos saudáveis que você gostaria de seguir mais. (Alguns destes podem ser sugeridos implicitamente pela lista acima do que você queria evitar). Fique com esta lista por algum tempo, talvez falando sobre ela com outras pessoas. Em seguida, faça um plano sincero para o que você está cometendo para fazer sobre isso. Seus desejos saudáveis ajudarão a expulsar os insalubres.

Eu sei o que estou sugerindo aqui sobre essas duas listas é muito importante, mas muito mais fácil dizer do que fazer. Eu tenho lutado ultimamente com alguns dos meus próprios itens nestas listas e não é fácil. Mas podemos estar cientes de nossos problemas para sempre – mesmo com atenção plena! – enquanto ainda não fazemos nada sobre eles.

Depois que você olhou para o jardim por algum tempo… é hora de puxar as ervas daninhas e plantar flores.

Texto publicado originalmente em Greater Good e traduzido por Daniele Vargas.