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Afrouxando os nós da raiva através da prática de mindfulness

Thich Nhat Hanh ensina como relaxar os laços de raiva, apego e delírio através da atenção e bondade para consigo mesmo.

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Enso

Ser feliz, para mim, é sofrer menos. Se não fossemos capazes de transformar a dor dentro de nós mesmos, a felicidade não seria possível.

Muitas pessoas procuram a felicidade fora de si, mas a verdadeira felicidade deve vir de dentro de nós. Nossa cultura nos diz que a felicidade vem de ter muito dinheiro, muito poder e uma posição elevada na sociedade. Mas se você observar com cuidado, você verá que muitas pessoas ricas e famosas não estão felizes.

O Buda, os monges e monjas de seu tempo não possuíam nada além de suas três vestes e uma tigela. Mas eles estavam muito felizes, porque tinham algo extremamente precioso: a liberdade.

De acordo com os ensinamentos do Buda, a condição mais básica para a felicidade é a liberdade. Aqui não nos referimos à liberdade política, mas à liberdade das formações mentais de raiva, desespero, ciúmes e ilusão. Essas formações mentais são descritas pelo Buda como venenos. Enquanto esses venenos ainda estão em nosso coração, a felicidade não pode ser possível.

Para sermos livres de raiva, temos que praticar, sejamos nós cristãos, muçulmanos, budistas, hindus ou judeus. Não podemos pedir ao Buda, à Jesus, à Deus ou à Maomé que tirem a ira de nossos corações por nós. Existem instruções concretas sobre como transformar o desejo, raiva e confusão dentro de nós. Se seguimos estas instruções e aprendemos a cuidar bem do nosso sofrimento, podemos ajudar os outros a fazer o mesmo.

Os Nós da Raiva

Em nossa consciência existem blocos de dor, raiva e frustração, chamados formações internas. Eles também são chamados de nós porque eles nos amarram e obstruem nossa liberdade.

Quando alguém nos insulta ou faz algo indelicado para nós, uma formação interna é criada em nossa consciência. Se você não sabe como desfazer esse nó interno e transformá-lo, o nó permanecerá por muito tempo. E da próxima vez que alguém diz algo ou faz algo para você da mesma natureza, essa formação interna ficará mais forte. Como nós ou blocos de dor em nós, nossas formações internas têm o poder de nos empurrar, ditar o nosso comportamento.

Após um tempo, torna-se muito difícil para a gente transformar e desfazer os nós e não podemos diminuir a constrição dessa formação cristalizada. A palavra em sânscrito para formação interna é samyojana. Significa “cristalizar”. Cada um de nós tem formações internas de que precisamos cuidar. Com a prática da meditação, podemos desfazer esses nós e experimentar transformação e cura.

Nem todas as formações internas são desagradáveis. Existem também formações internas agradáveis, mas que ainda podem nos fazer sofrer. Quando você provar, ouvir ou ver algo agradável, então esse prazer pode se tornar um forte nó interno. Quando o objeto de seu prazer desaparecer, você sente falta e você começa a procurá-lo. Você gasta muito tempo e energia tentando experimentá-lo novamente. Se você fumar maconha ou beber álcool e começar a gostar, torna-se uma formação interna em seu corpo e em sua mente. Você não consegue entender isso. Você sempre procurará mais. A força do nó interno está empurrando você e controlando você. Assim, as formações internas nos privam da nossa liberdade.

Apaixonar-se é uma grande formação interna. Uma vez que você está apaixonado, você só pensa na outra pessoa. Você não está mais livre. Você não pode fazer nada; você não pode estudar, não pode trabalhar, não pode desfrutar do sol ou da beleza da natureza ao seu redor. Você só pode pensar no objeto do seu amor. É por isso que falamos sobre isso como uma espécie de acidente: “cair de amor”. Você caiu. Você não é mais estável porque você se envolveu em um acidente. Então, o amor também pode ser um nó interno.

“Devemos proteger nosso corpo e nossa mente com muito cuidado, para evitar que os nós se arraigem em nós.”

Agradável ou desagradável, ambos os tipos de nós levam nossa liberdade. É por isso que devemos proteger nosso corpo e nossa mente com muito cuidado, para evitar que esses nós se arraiguem em nós. Drogas, álcool e tabaco podem criar formações internas em nosso corpo. E a raiva, o desejo, o ciúme e o desespero podem criar formações internas em nossa mente.

Treinamento em Agressão

A raiva é uma formação interna, e uma vez que nos faz sofrer, tentamos o nosso melhor para nos livrar dela. Os psicólogos gostam da expressão, “tirando isso do seu sistema”. E eles falam sobre ventilação da raiva, como ventilar uma sala cheia de fumaça. Alguns psicólogos dizem que, quando a energia da raiva surgir em você, você deve ventilá-la batendo um travesseiro, chutando alguma coisa ou entrando na floresta para gritar e gritar.

Quando criança, você deveria falar certas palavras. Talvez seus pais não tenham permitido que você dissesse essas palavras porque são prejudiciais, prejudicam os relacionamentos. Então você entrou na floresta ou em um lugar isolado e gritou essas palavras muito claramente, com muita força, para aliviar o sentimento de opressão. Isso também é ventilar.

As pessoas que usam técnicas de ventilação, como bater um travesseiro ou gritar estão realmente repetindo a raiva. Quando alguém está bravo e expressa sua raiva batendo em um travesseiro, ele está aprendendo um hábito perigoso. Ele está treinando em agressão. Em vez disso, nossa abordagem é gerar a energia da atenção plena e abraçar a raiva toda vez que ela se manifesta.

Tratar a Raiva com Ternura

A mindfulness não luta contra a raiva ou o desespero. A atenção plena está lá para reconhecer. Ser consciente de algo é reconhecer que existe algo no momento presente. A atenção plena é a capacidade de estar ciente do que está acontecendo no momento presente. “Respirando, eu sei que a raiva se manifestou em mim; expirando, sorrio para minha ira.” Este não é um ato de supressão ou de luta. É um ato de reconhecimento. Uma vez que reconhecemos nossa raiva, abraçamos isso com muita consciência, muita ternura.

Quando está frio no seu quarto, você liga o aquecedor e o aquecedor começa a enviar ondas de ar quente. O ar frio não precisa sair do quarto para que a sala fique quente. O ar frio é abraçado pelo ar quente e fica quente – não há nenhuma luta entre eles.

Nós praticamos cuidar da nossa raiva do mesmo modo. A atenção plena reconhece a raiva, está ciente de sua presença, aceita e permite que ela esteja lá. A atenção é como um irmão mais velho que não suprime o sofrimento do irmão mais novo. Ele simplesmente diz: “Querido irmão, estou aqui para você”. Você leva seu irmão mais novo em seus braços e você o consola. Esta é exatamente a nossa prática.

Imagine que uma mãe fique brava com o bebê dela e que o bata quando ele chora. Essa mãe não sabe que ela e seu bebê são um. Nós somos mães de nossa raiva e nós temos que ajudar nosso bebê, nossa raiva, não lutar e destruí-la. Nossa raiva é nós mesmos e nossa compaixão também é nós mesmos. Meditar não significa lutar. A prática da meditação deve ser a prática de abraçar e transformar, não de lutar.

Usando a Raiva, Usando o Sofrimento

Para crescer a árvore da iluminação, devemos fazer bom uso de nossas aflições, nosso sofrimento. É como crescer flores de lótus; não podemos cultivar um lótus em mármore. Não podemos cultivar lotes sem lama.

Os praticantes de meditação não discriminam ou rejeitam suas formações internas. Não nos transformamos em um campo de batalha, o bem combate o mal. Nós tratamos nossas aflições, nossa raiva, nosso ciúme com muita ternura. Quando a raiva surge em nós, devemos começar a praticar a respiração consciente imediatamente: “Respirando, eu sei que a raiva está em mim. Respirando, cuido bem da minha raiva.” Nós nos comportamos exatamente como uma mãe: “Respirando, eu sei que meu filho está chorando. Respirando, vou cuidar bem do meu filho.” Esta é a prática da compaixão.

Dando e Recebendo a Energia da Atenção Plena

Quando você está com raiva, quando sente desespero, você pratica a respiração consciente, a caminhada consciente, para gerar a energia da atenção plena. Essa energia permite reconhecer e abraçar seus sentimentos dolorosos. E se a sua atenção não é forte o suficiente, você pede a um irmão ou a uma irmã para se sentar perto de você, para respirar com você, para caminhar com você para apoiá-lo com sua energia consciente.

Praticar a atenção plena não significa que você tenha que fazer tudo por conta própria. Você pode praticar com o apoio de seus amigos. Eles podem gerar energia suficiente para ajudá-lo a cuidar de suas fortes emoções.

Nós também podemos apoiar os outros com nossa atenção quando estão em dificuldade. Quando nosso filho está se afogando com uma forte emoção, podemos segurar a mão dele e dizer: “Meu querido, respire. Respire para dentro e para fora com a mamãe, com o papai.” Nós também podemos convidar nosso filho a fazer meditação andando conosco, levando sua mão gentilmente e ajudando-a a se acalmar, a cada passo. Quando você dá a sua criança uma parte de sua energia plena, ela poderá acalmar-se muito rapidamente e abraçar suas emoções.

Reconhecendo, Abraçando e Aliviando o Sofrimento da Raiva

A primeira função da atenção plena é reconhecer, não lutar. “Respirando, eu sei que a raiva se manifestou em mim. Olá, minha pequena raiva.” E expirando,”vou cuidar bem de você “.

Uma vez que reconhecemos nossa raiva, a abraçamos. Esta é a segunda função da atenção plena e é uma prática muito agradável. Em vez de lutar, estamos cuidando nossa emoção. Se você sabe como abraçar sua raiva, algo mudará.

É como cozinhar batatas. Você cobre o pote e então a água começará a ferver. Você deve manter o fogão ligado por pelo menos vinte minutos para que as batatas cozinhem. Sua raiva é uma espécie de batata e você não pode comer uma batata crua.

Mindfulness é como o fogo cozinhando as batatas de raiva. Os primeiros minutos de reconhecer e abraçar sua raiva com ternura podem trazer resultados. Você obtém algum alívio. A raiva ainda está lá, mas você não sofre muito, porque você sabe como cuidar do seu bebê. Portanto, a terceira função da atenção plena é calmante, é prover alívio. A raiva está lá, mas está sendo cuidada. A situação já não está umo caos, com o bebê chorando deixado sozinho. A mãe está lá para cuidar do bebê e a situação está sob controle.

Mantendo a Atenção Plena Viva

A energia da atenção plena contém a energia da concentração, bem como a energia do insight. A concentração ajuda você a se concentrar em apenas uma coisa. Com a concentração, a energia do olhar se torna mais poderosa.

Por isso, pode-se fazer um avanço que seja um insight. O insight sempre tem o poder de libertá-lo. Se a atenção está lá, e você sabe como manter a atenção plena, a concentração também estará presente. E se você sabe como manter a concentração viva, a visão também virá. Portanto, a atenção reconhece, abraça e alivia. A atenção plena nos ajuda a olhar profundamente para obter uma visão. Insight é o fator liberador. É o que nos liberta e permite que a transformação aconteça. Esta é a prática budista de cuidar da raiva.

Toda vez que você dá às suas formações internas um banho de atenção, os blocos de dor em você ficam mais leves e menos perigosos. Então, dê à sua raiva, ao seu desespero e sua tristeza um banho de consciência todos os dias – essa é a sua prática. Se a atenção plena não está lá, é muito desagradável que essas sementes apareçam. Mas se você sabe como gerar a energia da atenção plena, é muito curioso convidá-las todos os dias e abraçá-las. E depois de vários dias ou semanas trazendo-os diariamente e ajudando-os a voltar para baixo novamente, você cria uma boa circulação em sua psique e os sintomas da doença mental (da raiva) começarão a desaparecer.

Mindfulness faz o trabalho de massagear suas formações internas, seus blocos de sofrimento. Você deve permitir que eles circulem e isso só é possível se você não tem medo deles. Se você aprender a não temer seus nós de sofrimento, você pode aprender a abraçá-los com a energia da atenção plena e transformá-los.

 

Texto publicado originalmente na Lions Roar e traduzido por Daniele Vargas.

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Escrito por
Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh é um dos mais conhecidos e respeitados mestres Zen no mundo de hoje, poeta e militante da paz e dos direitos humanos, nascido no Vietnã central em 1926, aos dezesseis anos entrou para a vida monástica. Desde então sua vida tem sido dedicada ao trabalho de transformação interior em benefício dos indivíduos e da sociedade.

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