Artigo - MEDITAÇÃO,

A prática do relaxamento – Meditação guiada

Hoje vamos fazer uma prática de relaxamento guiada pelo Lama Jigme Lhwang que faz parte do app Lojong. Com ela, percebemos com maior clareza o cultivo de um relaxamento estável, ou seja, livre de sonolência e também livre de agitação.

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Quando você está aprendendo a meditar, pode ser bastante tentador colocar muito esforço nisso. Temos a idéia de que quanto mais esforço colocamos, mais rápidos e melhores serão os resultados. Mas na meditação isso é um pouco diferente.

Se você já teve a experiência em deitar na cama e não conseguir dormir, sabe que quanto mais você tenta dormir, mais se distancia disso. Você não consegue dormir, certo? Acontece exatamente a mesma coisa com a meditação. Você não pode forçar a meditação, você não pode forçar um estado de relaxamento e calma. É algo que acontece naturalmente, gradualmente, por si só.

Quanto mais relaxados estivermos, quanto menos fixados no objetivo, mais fácil se torna e melhor o resultado. Você pode até ter expectativas antes da meditação, pensar que depois de um tempo de prática estará colhendo os benefícios comprovados da meditação, mas procure não ter nenhuma expectativa durante a prática.

Essa qualidade de ter uma mente relaxada é de grande utilidade para a meditação. É fundamental como uma base para todas as práticas. Um relaxamento que é calmo e alerta ao mesmo tempo.

Hoje vamos fazer uma prática de relaxamento narrada pelo Lama Jigme Lhwang que faz parte do app Lojong. Antes de prosseguir com práticas de atenção plena mais longas, é importante estar familiarizado com este tipo de relaxamento. Esta prática é fundamental porque é aqui que percebemos com maior clareza o cultivo de um relaxamento estável, ou seja, livre de sonolência e também livre de agitação. Devemos tê-lo como base em todos os tipos de meditações. Esta prática e muitas outras esta disponível no app Lojong, faça o download do mesmo clicando aqui.

Portanto, para começar, procure uma posição confortável: você pode estar sentado ou também neste caso, se quiser, pode deitar de costas no chão, com os pés separados na largura dos ombros e com peito aberto, de forma que as mãos estejam viradas para cima. Se desejar, eleve um pouco a cabeça com uma pequena almofada e feche os olhos durante a prática. Quando quiser, inicie a prática do vídeo abaixo.