Artigo - Compaixão, MEDITAÇÃO, SABEDORIA, SOCIEDADE,

Venenos mentais, relacionamentos e a importância da meditação

O jovem mestre budista Karmapa ensina de maneira simples e objetiva sobre estes

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Orgyen Trinley Dorje, o 17º Gyalwang Karmapa, é o detentor da linhagem Karma Kagyu (uma tradição budista de mais de 900 anos) e um guia para milhões de praticantes de meditação ao redor do mundo. É reconhecido pelo seu ativismo ambiental e por ser um nome proeminente na luta pelo direito das mulheres. É também apontado como o provável sucessor do Dalai Lama. Atualmente, o Karmapa reside no Mosteiro Gyuto, na Índia, depois de ter feito uma fuga dramática do Tibet no ano 2000 e tem passado o último ano proferindo ensinamentos especialmente na sede Karma Kagyu no ocidente, em NY, EUA.

Abaixo há a transcrição de alguns de seus preciosos ensinamentos com aplicações práticas para o dia a dia.

Venenos Mentais
De um modo geral, existem duas maneiras de lidar com os venenos da mente:

A princípio, para os iniciantes, tentamos escapar dos venenos mentais não sendo atraídos por eles, os contornamos e não nos envolvemos muito com eles. Tentamos fugir deles. Esse é o primeiro estágio. Onde você deve desafiá-los, trabalhar diretamente com eles.

O segundo estágio é realmente lutar contra isso, fazer um tipo de guerra contra esses venenos. Então há ainda um terceiro estágio que é quando sua sabedoria se torna muito mais clara e mais forte. Então você usa meios habilidosos.

Nesse ponto você é muito mais forte e pode realmente desafiar, fazer guerra, atacar as emoções negativas. Você encontra uma maneira de usá-las como amigas, não como inimigas. Você as usa de tal maneira que elas podem ser muito habilmente aproveitadas.

A importância da meditação e da compaixão
Precisamos dar um descanso à nossa mente, precisamos trazer paz e alegria. Quando damos tempo para meditar, ou para fazer certas práticas, é para treinar nossas mentes para trazer paz e descanso, caso contrário, nossa mente não pode descansar e não podemos encontrar a paz. Há muita distração e muito turbulência. É como se nossa mente estivesse doente, tivesse febre, um resfriado ou algo assim. Ela não age de maneira pacífica. Portanto, este tipo de treinamento, esta prática formal para trazer a nossa mente descanso e paz, é muito importante.

Se você diz; “Eu serei compassivo”, isso não é suficiente. Esta não é uma situação em que você pode dizer; “Ok eu vou fazer isso”, e então acontece. Tem que ser baseado em uma compreensão clara do por que e como aquilo é tão importante.

Quando você desenvolve essa compreensão da importância da compaixão e do por que a compaixão é necessária, então talvez você chegue a um lugar onde você tenha mais clareza sobre quais são as escolhas. Se eu for compassivo, será assim, se eu não for, será assim.

Talvez seja mais importante e melhor, sentir realmente a necessidade de ser compassivo. Essa é a hora que você precisa decidir; “Sim, isso é certo, eu realmente deveria ser compassivo.”

Apego e Relacionamentos
Quando estamos realmente apegados a alguma coisa, é muito difícil separar nossa mente dela.

Por exemplo, a raiva vem e vai, nem sempre está presente, mas o apego é algo que está mais ou menos continuamente presente. É algo que não é fácil nos separar e, portanto, perturba nossa paz de espírito.

Há um ditado tibetano; “Se você tocar, ela queima a sua mão, se você não tocar, ela quebra.” É como uma panela quente, se você segurá-la, queima a sua mão, se você deixar cair, ela quebra. Então é um pouco assim. Tudo o que fazemos com apego permanece problemático.

É importante descobrir por que e como o apego e o agarramento surgem.

Agora, por exemplo, se vemos algo a que estamos apegados, algo de que realmente gostamos, então vemos o lado positivo, o lado bom dessa coisa, quase em demasia. Nós não vemos o lado negativo. Quando nos apegamos a algo que não podemos separar nossa mente das coisas boas que vemos nela, elas se tornam uma só coisa.

Quando algo a que estamos ligados aparece à nossa mente, parece algo realmente desejável. De fato, a menos que pareça algo realmente desejável, isso não atrairá nossa mente. Assim, o desejo e a aparência do objeto do seu apego geralmente surgem juntos. Você vê o objeto do seu apego como algo muito desejável. Por essa razão, você sente; “Não suporto ficar separado dele”. Assim, você pode ver que o apego ou desejo é algo que não é livre.

Por exemplo, as pessoas tornam as coisas desejáveis porque querem vender algo para você. Eles tentam descobrir o que mais atrairá sua mente. Eles tentam descobrir qual coisa criará um desejo tão forte em você que você tem que comprá-lo, e você nem se importa com o quanto você tem que gastar com isso. Então, quando a sua mente gosta tanto, você tem uma ânsia muito forte por isso, você quer obtê-la, você tem que comprá-la, não importa o quê.

A principal questão sobre o apego é que você é dominado pelo objeto ao qual está ligado. Há um aperto muito forte, um forte sentimento de que você não pode abrir mão. Mas com compaixão e bondade não é assim. É um sentimento muito mais aberto e livre, algo muito caloroso.

A maioria de vocês são chefes de família ou donas de casa, então todos vocês têm que enfrentar o desafio do apego. Quando dizemos que o apego é algo negativo, isso não significa que todo tipo de desejo ou apego é algo ruim, que tudo a que você está ligado deve ser abandonado. Às vezes as pessoas pensam; “Eu não deveria estar apegado às coisas, então eu tenho que desistir de tudo e desistir de todos.” Isso está errado. Não é isso que estamos dizendo. Estamos dizendo que temos que basear nossos relacionamentos e apegos nas coisas pelas razões certas. Acontece que você mergulha em algo e então não consegue mais sair disso. Isso traz problemas, sofrimento e dor. Não é isso que queremos.

Há uma história que me lembro: dizem que houve uma vez um casal, não estavam indo muito bem juntos, eles nem estavam falando um com o outro. Um dia, o homem escreveu um bilhete para sua esposa dizendo: “Por favor, me acorde às 8 horas.” Então ele foi dormir, e é claro que ele dormiu demais. Já eram 10h quando ele acordou. Então ele encontrou outra nota ao lado de sua nota, e ela dizia: “Você deve acordar agora. Já são 9,30…” Isso significa que não devemos evitar relacionamentos, mas relacionamentos não devem se tornar uma fonte de sofrimento. Eles podem ser uma fonte de grande felicidade. A maneira como compreendemos as coisas faz toda a diferença.

Aversão, raiva e como deslocar a atenção desses sentimentos
Aversão e agressão são expressões de raiva. Torna-se muito óbvio, porque quando você sente raiva e agressão, você o expressa muito claramente, seja através do rosto, da fala ou da linguagem corporal. A maneira como você age torna-se mais áspera e menos cuidadosa, por isso não é difícil reconhecer sentimentos de raiva ou agressividade quando eles surgem. É fácil perceber essas emoções.

A maneira como trabalhamos com isso é através da paciência. Este é o antídoto que temos que usar.

Às vezes temos esse sentimento; “Essa pessoa fez uma coisa negativa para mim. Ela me insultou. Ela fez isso e aquilo.”, e respondemos pensando; “Eu tenho o direito de estar com raiva, tudo bem. Eu tenho o direito de ser agressivo por esse ou aquele motivo”. Quando você vê as coisas dessa maneira, é muito difícil lidar com a agressão. Eu acho isso muito difícil de lidar porque você acha que é uma resposta muito razoável, e que você realmente precisa reagir com essa agressão ou raiva. Mas há muitas maneiras diferentes de lidar com a raiva e, às vezes, você não pode trabalhar diretamente com ela usando seu próprio entendimento.

É melhor que você tenha uma compreensão clara das razões pelas quais você não deveria estar zangado ou agressivo, mas às vezes pode ajudar se você puder pensar em razões pelas quais você não deveria estar com raiva, faça algumas desculpas de alguma forma.

Suponha que eu tenha um mestre muito genuíno, e que toda vez que fico com raiva ou agressivo, penso no mestre, e digo para mim mesmo; “Este mestre me disse para não ficar com tanta raiva”. Se eu puder desviar minha atenção dessa maneira, isso às vezes ajudará. Pode ter um bom efeito e realmente me ajuda a deixar minha raiva ir embora.

Se me lembro de instruções de bons livros e ensinamentos de mestres que são verdadeiros e inspiradores e me inspiraram, se posso pensar neles, eles também me ajudarão.

Normalmente, quando ficamos zangados com alguma coisa a nossa mente está totalmente concentrada nesse ponto, nesse incidente pessoal, de modo que nossa raiva se torna mais e mais forte, então sentimos que temos que fazer algo a respeito, que temos que agir. A raiva pode ir a muitos lugares e em direção a si mesma também.

Em vez de nos concentrarmos nessa coisa específica, se pudermos mudar nossa atenção,como fazemos com relação a outras coisas e dizer; “Estou zangado com isso, isso não está certo, mas há aquela outra coisa, aquilo também não está certo”, se eu puder me concentrar nas muitas coisas e aspectos diferentes, então, de alguma forma, minha raiva se torna menor, porque aquilo não é sólido.

É sobre não estar focado em uma só coisa. Depois de algum tempo, sua mente se move uniformemente por muitas coisas as quais você está com raiva, de modo que você não precisa mais ficar bravo com uma coisa em particular.

É muito importante que tentemos mudar nosso foco, nossa concentração, de um único ponto para muitas outras coisas. Se geramos então uma mente compassiva, então haverão muitos benefícios e muitas coisas positivas

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Escrito por

Testando

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